Compartilhe essa dica:

13/03/2013

Organização em dia

Há cerca de 10 anos conheci a Cristina Papazian, uma profissional especializada em organização, e aprendi muito sobre o assunto com ela. E desde então coloco em prática soluções simples e eficientes de como organizar os ambientes da casa. Ela tem um blog, o Organize Assim, que traz muitas dicas úteis. Selecionamos algumas para você:

Os cinco primeiros passos para colocar ordem na casa:

 1. Identifique o problema

Descubra quais ambientes mais prejudicam a sua rotina. A desordem é na cozinha? No banheiro? Escritório? Analise, honestamente, quem é o responsável – ou quem são os responsáveis – por essa bagunça.

2. Tenha um objetivo

Imagine, sem pensar se é possível ou não, como você gostaria que sua casa fosse. Sonhe com aquele armário arrumado, com o quarto em ordem e como seria gostoso chegar e encontrar tudo no lugar.

3. Veja o que pode ser mudado

Descubra o que falta para aquele ambiente ser mais eficiente e prazeroso. Talvez você precise reorganizar os móveis, utilizar acessórios, jogar coisas fora, criar um arquivo… Outra medida é conversar sobre o assunto com as pessoas que dividem o mesmo espaço. Eles podem dar uma boa sugestão.

4. Por onde começar

Apenas comece! Você não precisa (e nem deve) parar a sua vida para se organizar. Não é necessário tirar alguns dias ou uma semana para isso. Não funciona. Sinceramente, quantas vezes você prometeu atacar o armário no próximo domingo e não cumpriu?

 5. Comece com organização

Faça uma lista com tudo o que você precisa organizar. Prenda na porta da geladeira, no espelho do banheiro ou em algum lugar visível. Escolha um item para esta semana e tire cinco minutos para começar. Nós sempre achamos que teremos mais tempo depois e não fazemos nunca.

Vaja algumas dicas sobre lavagem de roupas e sobre como organizar o banheiro:

Roupas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando se deixa a roupa de molho de um dia para o outro, ela acaba ficando mais suja. O sabão possui um agente que segura a sujidade em cima da água para não voltar ao tecido, mas isso ocorre por um tempo determinado. Assim, sendo ultrapassado esse tempo, a sujeira só se espalha ainda mais. O tempo adequado é de 60 minutos.

Para lavar a roupa preta, vermelha ou escura sem perder a cor, uma regra é jamais deixar as peças de molho. Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar. O truque para não desbotar é acrescentar um pouco de sal ou vinagre durante a lavagem e o enxágue.

Banheiro

Taça de champanhe: ela serve para organizar pincéis de maquiagem, lápis, delineadores e outros objetos neste formato mais longo.

Bandeja: aquela bandeja pequena, para servir biscoitinhos, também foi parar no banheiro. Fica charmoso arrumar os cremes sobre ela.

Pote de acrílico: coloque os algodões, para tirar a maquiagem ou aplicar cosméticos, dentro deste recipiente. Fica fácil de usar e muito mais bonito do que deixar no saco plástico cheio de flocos.

Nas prateleiras do gabinete do banheiro, cestas de plástico, potes de sorvete ou potes plásticos organizam e dividem os itens por categoria de uso. Você pode reunir em uma cestinha os produtos para cabelo, como xampu, condicionador, gel. Em outro, os cosméticos destinados para o corpo como óleo de banho, hidratante, creme anti-celulite etc.

Cristina Papazian
http://organizeassim.blog.uol.com.br
cristina@cristinapapazian.com.br

crispapazian

Por Luciana Jardim

Foto: Casa Claudia/Ambiente organizado por Cristina Papazian

 

Compartilhe essa dica:

Deixe um comentário

Receba nossas dicas por e-mail